Do amor nasce também esperança - mini relato


Escrevo esse relato ao mesmo tempo que estou ajudando, com palavras de conforto pelo whatsapp, uma mãezinha de anjo que está passando por um processo de aborto espontâneo.
Esse é um lado da minha vida.

Sadness young asian wife crying and looking at her ring sitting on sofa after fight Premium Photo
Um lado forte que descobri quando eu tive bolsa rota e fiquei internada por uma semana.  Meu filho, Dante, acabou nascendo prematuro de 22 semanas no dia 23 de outubro de 2018 às 12:22 e veio falecer às 14:10 do mesmo dia.

Nesse tempo internada eu sofri vários tipos de violência obstetrícia, vários direitos meus foram negados e chegou a um ponto das minhas amigas chamarem uma advogada com medo que eu fosse morta lá dentro por um descuido ou descaso.

Sai do hospital sem meu filho. Ele já estava entregue a Deus, mas eu senti que podia fazer mais, fazer algo por essas mulheres que também perderam os seus filhos e por aquelas que nem sabem o tanto de coisas que podem acontecer na gravidez ou ainda com o nosso corpo!
A gravidez foi um momento novo para mim e mesmo tendo acompanhado de perto, somadas, sete gravidezes das minhas irmãs, comigo foi diferente. Eu me vi perdida, com espinhas, com sonhos mega reais em que eu agredia pessoas!

Eu me sentia deslocada e sem saber o que fazer, a gravidez para as outras mulheres eram descritas como tão perfeitas que dava medo ser tão estranha e quando ainda por cima meu bebê se foi eu descobri um outro mundo.

Um mundo que não é falado, um mundo que não fica na primeira página das redes sociais sobre maternidade. Um mundo que se a gente deixar, fica ali preso na nossa garganta, só sufocando, e nos faz perder as forças.

Eu me vi nessa nova via com duas opções: sofrer calada eternamente ou tentar fazer alguma coisa para ajudar. Eu decidi me doar para ajudar as pessoas.
Sempre fui feminista e tempos antes da gravidez eu criei um grupo no Facebook chamado D’mulher, justamente para dizer as mulheres que o que é D’ mulher é o que ela quiser. Um grupo voltado para emponderamento e diversão, mas depois da minha experiência eu decidi ir além e começar a aprofundar os assuntos e alertar sobre os vários tipos de motivos para abortos existentes, sobre o nosso corpo, sobre os nossos hormônios.

Entrei em grupos sobre perdas e virei uma administradora de um grupo no whatsapp de um. Isso tudo já tem quase dois anos e eu tive a oportunidade de ver mais de 60 mulheres realizarem o sonho de ter o seu bebê arco-íris.

Eu comecei a dizer a mim mesma que o meu DANTE significava Do Amor Nasce Também Esperança porque é assim que o meu amor de mãe começou a significar depois da chegada e a breve partida do meu filho.

Eu tenho esperanças de um dia, mais preparada, ter um bebê de novo. Eu tenho esperança que outras mulheres consigam realizar o sonho da maternidade tranquilamente e sem culpas.
Eu tenho esperança que possamos ser tratadas com respeito e humanidade dentro de uma maternidade.
Eu tenho várias esperanças...

Doctor touching patient hand for encouragement and empathy in the hospital, cheering and support Premium Photo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Linezzer Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo